top of page

Dúvidas Freqüentes

Quando e porquê procurar um Psicólogo?

 

 

De acordo com alguns especialistas, como Brown & Pedeer (1981). Os profissionais e pesquisadores afirmam que um terço dos pacientes que procuram uma consulta médica têm basicamente problemas emocionais e/ou psicológico. Sendo assim, pode-se afirmar que uma grande parte das pessoas que procuram os serviços de saúde poderiam ser beneficiados ao serem submetidos ao processo psicoterápico.

Não há um momento específico para procurar a ajuda de um psicólogo. A maioria das pessoas acredita que só se deve procurar um psicólogo em momento de crise, porém a resposta mais correta é: a procura deve acontecer sempre que necessário.

Geralmente, a procura acontece quando o indivíduo não está satisfeito com a sua vida e sente necessidade de alguma mudança, ou porque passa por uma fase de sofrimento e de transições difíceis, ou mesmo para buscar um conhecimento melhor de si.

Não há contra-indicação para a Psicoterapia. Pelo contrário, é indicada para todas as idades, todas as fases de desenvolvimento e dificuldades que aparecem no decorrer dos dias, como exemplo: dificuldades de aprendizagem, dificuldades de socialização, problemas familiares e profissionais, insônia, fobias, dentre outras...

Para começar um processo psicoterapêutico, ou seja, um atendimento psicológico, basta entrar em contato com o Psicólogo Juliano Coimbra nos telefones: (27) 9949-3225 e/ou 8153-0233 e agendar a primeira consulta, onde o mesmo fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um tratamento terapêutico. Na primeira consulta, poderão ser esclarecidas todas as dúvidas a respeito do tratamento.

Caso há suspeita ou identifica-se com algumas das situações abaixo, é hora de pensar na possibilidade de um tratamento psicológico:

Medos, pânico, enfrentamento de doenças e luto, insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem, dúvidas na escolha profissional, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtornos alimentares (anorexia, bulimia e obesidade), enfrentamento de momentos difíceis, pensamentos negativos e suicídas, tristeza, depressão, solidão, timidez, insegurança, problemas de atenção e/ou concentração, conflitos emocionais e/ou conjugais, falta de motivação, apatia e baixa estima, dentre outras causas que possibilita sofrimento físico e psicológico.

 

Como o psicólogo pode me ajudar?

A relação terapêutica estabelecida na terapia, tem como finalidade levar o indivíduo a compreender melhor seus problemas e dificuldades, estimular a reflexão e a possível mudança de hábitos que causam sofrimento a si próprio e às outras pessoas.

O psicólogo não tem como objetivo persuadir o cliente, mas, ajudá-lo a compreender as situações e a encontrar alternativas para a melhoria de suas relações sociais. Desta forma, o cliente poderá perceber suas potencialidades e encontrar novos sentidos para a vida.

bottom of page